Está buscando conforto, beleza e um bom custo-benefício para deixar o seu ambiente mais bonito? O revestimento de piso laminado é uma das melhores soluções para isso. Feito com madeira de reflorestamento, ele tem aplicação simples, durabilidade, fácil manutenção e limpeza e ainda é resistente a riscos.
O piso laminado tem uma grande variedade de texturas e combina com a grande parte dos ambientes e estilos. Pode ser instalado em residências, escritórios, comércios e diversos tipos de estabelecimentos. Confira abaixo mais informações sobre o piso laminado:
O custo mais baixo do processo de produção do piso laminado em relação aos pisos de madeiras naturais, faz desse tipo de revestimento uma ótima opção quando o assunto é o preço. O valor é bem menor. Nas lojas OBorrachão Revestimentos é possível encontrá-lo a partir de R$ 49,90 (m ²). Sem contar que a beleza proporcionada por ele é muito semelhante. Na hora da instalação, o laminado leva vantagem em relação ao custo e ao tempo, já que dispensa acabamentos e produz menos sujeira.
Uma vassoura macia e um pano úmido com o produto de limpeza adequado já são suficientes para manter o piso laminado limpo, sem muito esforço. É recomendável usar um detergente neutro ou um sabão líquido neutro. Ah! Nada de lavar o piso, hein? Ele não possui muita resistência à água. Apesar disso, no mercado já é possível encontrar opções resistentes à umidade, como o piso laminado com MDF Ultra, da Durafloor, que foi lançado este ano.
O piso laminado é instalado sobre mantas de polietileno, o que garante um excelente isolamento térmico. Por consequência, isso também transforma esse tipo de revestimento em um isolante acústico. Ele é ideal para ambientes como quartos e salas de TV.
São dois os tipos de pisos laminados encontrados no mercado:
O piso laminado pode ser instalado sobre a cerâmica, madeira, vinil, pedra e cimento. O laminado é considerado um piso flutuante, ou seja, não é colado ou pregado no contrapiso, ele fica instalado sobre uma manta. As réguas do piso apresentam encaixe tipo click (macho-fêmea), que facilitam a instalação e dão firmeza.
A função da manta é proteger contra a umidade e corrigir irregularidades de até 3 mm. As faixas devem ser coladas com o seu próprio adesivo e no sentido contrário ao sentido do piso que será instalado, deixando uma sobra de 1 cm para as paredes. Os batentes devem ser cortados.
A instalação das réguas do piso deve começar com o encaixe macho voltado para a parede. É importante deixar um espaço de 15 mm entre o piso e parede por causa da dilatação e da contração. Encaixe a régua a ser instalada em um ângulo entre 20 e 30 graus introduzindo o macho na fêmea da régua já instalada e abaixe-a com as mãos até o encaixe perfeito. Use um bloco batente para unir as réguas. Nada de fazer isso com um martelo.
O tamanho do espaço e o estilo de decoração devem ser levados em conta na hora de escolher o piso laminado. Confira algumas dicas abaixo:
Uma dica importante: não use tipos diferentes de laminados pela casa. Escolha uma cor que sirva para todos os lugares. Os rodapés devem ter alguma tonalidade já presente no ambiente. Eles podem acompanhar a cor do piso, das portas e batentes. Rodapés com frisos ou desenhos dão um toque clássico, já os lisos, retos ou com superfícies boleadas deixam o ambiente mais moderno.
Para deixar o laminado sempre com aspecto bonito e brilhante é fundamental usar os produtos certos. Nada de cera ou silicone. Quando usados com muita frequência, eles formam uma camada de gordura que deixam o piso laminado opaco. Para ressaltar o brilho, misture um pouco de lustra-móveis na água e passe um pano levemente umedecido. Depois, é só secar com um pano de microfibra.
Se os arranhões no seu piso foram inevitáveis, dá pra seguir algumas dicas para não precisar trocar as réguas. Se você não conseguir sentir o arranhão ao passar as unhas, significa que é um arranhão leve e pode ser eliminado com um detergente polidor. Mas, se os arranhões forem profundos, podem ser removidos com lixas de madeira. Utilize folhas grão 80, 150 e 220. Depois, limpe bem o local e passe algumas demãos de cera especial por todo o piso. Mas atenção: essa última dica só vale para pisos lisos.
Você vai precisar basicamente de um pano, água, detergente e álcool para remover manchas do seu piso laminado. Nunca aplique o produto diretamente na superfície. A dica principal é umedecer o pano. Use detergente e álcool para tirar manchas de graxa de sapato, suco de uva e vinho, café, refrigerante, batom e esmalte de unha. Para remover manchas provocadas por cola, caneta, massa de modelar e pincel atômico, uso apenas álcool. E para manchas de tinta látex, só água resolve.
Quer ainda mais segurança no seu piso? Que tal escolher um laminado emborrachado? O revestimento é extremamente resistente e antiderrapante, além de ser feito com material de alta resistência e densidade. A parte de cima do emborrachado recebe a estampa que proporciona variedade de cores e texturas. Esse tipo de piso ainda ajuda a manter temperatura do ambiente, é hipoalergênico, fácil de limpar e feito com materiais recicláveis.
A principal diferença entre o piso laminado e o piso vinílico é o material da sua produção. O laminado é feito com painel de madeira de alta densidade (HDF). A parte de cima recebe a estampa que dá o visual e o material vem em réguas. Já o vinílico, é produzido a partir do PVC e pode vir em réguas ou placas. O processo de instalação também tem suas especificidades. O laminado pode ser instalado naquele sistema de encaixe por click, em qualquer superfície, desde que no contrapiso seja colocada a manta. O vinílico precisa ser instalado em um contrapiso nivelado. Se necessário, deve ser aplicado uma massa niveladora.
Nas lojas O Borrachão Revestimentos você vai encontrar várias opções de pisos laminados, além de um atendimento personalizado para a escolha do melhor revestimento para o seu ambiente, com todas as dicas e informações necessárias para que a sua reforma saia de maneira rápida e com o menor custo do mercado.