Um item prático, durável e aconchegante. A grama sintética pode ser uma excelente opção para aquele projeto de paisagismo ou de jardim. Diferentemente do gramado natural, o artificial proporciona uma série de vantagens como a dispensa de gastos com limpeza e manutenção, além de ser uma alternativa higiênica, versátil e segura.
Com a decisão tomada de instalar um gramado artificial em seu jardim, quintal, ambiente externo ou até mesmo em um campo de futebol society, é preciso ficar atento sobre os cuidados para a instalação do tapete verdinho de forma correta. Para isso, as lojas OBorrachão oferecem os tapetes de grama sintética a partir de R$ 85/m², para somar qualidade ao seu dia a dia. OBorrachão também disponibiliza o suporte adequado de instalação para cada tipo de solo.
A instalação da grama sintética requer uma preparação do jardim, o que torna o processo mais simples. Confira as dicas:
Canos de água e linhas elétricas podem ser encontrados sob a superfície da área de instalação desejada. Eles devem ser cobertos ou removidos. Os fios elétricos devem ser afastados do perímetro em 15 a 20 centímetros para que eles fiquem fora do caminho ao prender as placas de grama.
Se você tem um jardim com grama natural, é importante lembrar de remover raízes, ervas daninhas e qualquer grama velha antes do processo de instalação. Dependendo do tamanho da área, uma pá poderá ser usada em ambientes menores e um cortador de grama para jardins maiores. É importante também aterrar o solo em cerca de 50 mm para compensar a altura do novo gramado sintético.
Uma dica é pulverizar a área com um herbicida não-tóxico. Isso deve ser feito pelo menos duas semanas antes da data de instalação desejada para o efeito esperado.
Se você estiver instalando grama artificial sobre um solo bem drenado, não terá problemas por causa da grande capacidade de drenagem da grama sintética. Caso o solo não tenha uma drenagem, será necessário instalar um sistema eficiente.
O local precisa estar nivelado. Para isso é preciso verificar a existência de pontos altos e baixos na área. A base do solo que receberá o gramado pode ser montada com pedra, cascalho, brita e granito, a depender do tipo de ambiente. A base serve para absorver a água da superfície.
O próximo passo é instalar a grama. Para isso, desenrole as placas sobre a areia e recorte os tapetes com a ajuda de uma tesoura ou estilete, lembrando de contornar os acabamentos nos cantos. Nas emendas da grama, utilize uma cinta de união e cole com cola auto adesiva.