Empresa genuinamente potiguar, O Borrachão Revestimentos comemora 48 anos de mercado e serviços prestados aos potiguares com boas expectativas de crescimento no tocante à faturamento para 2023, um aumento de 7 a 8% em relação a 2022. Aliado a isso, a diretoria da marca também já vislumbra aquecimento no mercado de construção civil com novas regras já em vigor para o Plano Diretor de Natal.
“O cenário de Natal vai mudar completamente depois dessa aprovação do PDN. Estávamos travados há muitos anos. João Pessoa acelerou e ficamos parados. A construção civil é fundamental para o desenvolvimento da cidade e para a economia como um todo. Se um prédio vai se estabelecer, a economia toda ganha. Vamos ter uma colheita boa, não agora de imediato, mas provavelmente já em 2024. Já vemos as construtoras se movimentando, com prédios em lançamento, pré-consultas das construtoras. Já recebemos vários projetos de lançamentos. Isso é muito bom. Fazia tempo que não recebíamos isso”, aponta a diretora Comercial e de Marketing da empresa, Raíssa Diniz.
No ano passado, num showroom na loja da avenida Apodi, no Tirol, a empresa lançou uma das novidades para ser explorada nos próximos anos no mercado potiguar. Trata-se do Cement, revestimento de alto padrão completamente fabricado no Rio Grande do Norte.
“Vamos dar ênfase na linha cimentícia. Temos uma marca conceito da região que é a Cement, que é exclusiva do Borrachão. Ela dá uma flexibilidade grande para o cliente. O diferencial dela é que a produção é no nosso Estado. Vamos conseguir entregar para o cliente a baixo custo de frete. No mercado, a dificuldade é a região que ficamos e de onde ele vem, que é do Sul. O frete é caro. Com nossa marca, estamos conseguindo fazer uma introdução do cimentício nos projetos locais”, explica Renalle Diniz Gurgel, diretora financeira do grupo O Borrachão.
De acordo com as diretoras da empresa, o ano de 2022 foi “desafiador” em virtude de eventos como as Eleições Gerais e a Copa do Mundo de Futebol, que ocorreram praticamente colados um ao outro e emendaram com as festas de fim de ano. A instabilidade econômica, segundo a diretora Raíssa Diniz, brecou o crescimento no faturamento, mas para 2023, a expectativa do grupo O Borrachão é aproveitar o cenário da economia para aumentar os números.
“Agora é o processo de colheita, estamos planejando crescimento para 2023. O Governo deve investir verbas na construção civil, mesmo que seja em projetos como Minha Casa Minha Vida, o dinheiro circulando vale para todo o segmento. Aqui indiretamente somos atingidos porque todo mundo vai na produtividade”, aponta.
A empresa possui um catálogo com mais de 400 produtos, entre pisos, revestimentos, divisórias e drywall, forros, pisos vinílicos, porcelanatos, rodapés e guarnições, stell frame e painéis acústicos, além desta vasta linha completa seu mix de produtos com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mangueiras, lonas, correias e lençol de Borrachas.
Grupo une oferta do produto à execução do serviço
Com quatro lojas em funcionamento, cada uma voltada para cada tipo de segmento, o grupo O Borrachão tem focado suas atividades para duas vertentes: a parte de revestimentos e a parte industrial. As duas áreas abarcam grandes obras, através das construtoras e cliente final residencial. O grupo une a oferta do produto à execução do serviço, propiciando praticidade e flexibilidade.
“O cliente vem com o projeto e ele faz seu orçamento completo, incluindo a prestação de serviço. Estamos nos posicionando nesses nichos: o serviço agregado ao produto. Temos um atendimento assistencial. O cliente para o carro aqui em frente, é fácil de estacionar, o ambiente visa acolher o cliente. Trabalhamos com uma missão clara que é de surpreender o cliente”, explica Renalle Diniz Gurgel, diretora financeira. A empresa tem investido também em canais de atendimento virtuais para agilizar o tratamento dos clientes e esclarecer dúvidas. Além do trabalho feito junto a clientes residenciais, O Borrachão Revestimentos também atua em parceria com construtoras e incorporadoras.
“Atendemos tanto o consumidor final assistido do arquiteto, mas também as grandes construtoras na operação da execução do serviço. Fazemos para o construtor a intermediação dele junto à fábrica. A compra direto da fábrica vai acontecer. No nosso nicho, quando intermediamos, não temos participação na venda do produto, mas temos o contrato do serviço garantido, então estamos na cadeia”, acrescenta Raíssa Diniz.
O Borrachão
Fundada e administrada por paraibanos de nascimento e potiguares de coração, a empresa O Borrachão Revestimentos já possui quase 50 anos de atuação no mercado potiguar. A marca surgiu no RN em de abril de 1976, com ideia do sonho do empresário Gilberto Costa, de abrir o próprio negócio. A trajetória que hoje culmina em quatro lojas em Natal e Parnamirim foi iniciada com uma pequena loja na rua presidente José Bento, situada no bairro do Alecrim, em Natal, comercializando produtos derivados de Borrachas e Acessórios Automotivos.
Em 1989, com o objetivo de ampliar o mercado de atuação a empresa, começou a comercializar produtos industriais, equipamentos de proteção individual (EPI) e revestimentos. No ano passado, a empresa inaugurou o novo show room da marca, localizado na rua Apodi. Em 2010, a empresa vendeu uma das operações, que era a troca de vidros de carros, incluindo faróis e lanterna, para a empresa Carglass.
O grupo familiar O Borrachão atualmente é administrado pelas irmãs Renalle Diniz Gurgel, Raíssa Diniz e Renata Diniz, todas com formação em administração de empresas e especialização em gestão empresarial e em varejo.
“A base de tudo é o respeito. Nos damos bem, cada um tem sua área. Nosso pai fez a transição muito bem, porque foi dando as cartas para nós de forma tranquila. Já participamos e fazemos parte da empresa. Crescemos dentro do negócio. É um desafio porque às vezes montar um novo negócio é mais fácil do que manter um que já está há mais de 40 anos. Então, hoje não estamos só no mercado, temos nossa participação, presença, com muitos colaboradores e prezamos por esse cuidado”, completa Renata Diniz, diretora financeira.
Fonte: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/empresa-da-construa-a-o-espera-crescer-8-este-ano-e-preva-boom-com-plano-diretor-de-natal/558619